NCR Angola aderiu ao DIA DAS BOAS ACÇÕES com 3 iniciativas de voluntariado

12 de Abril, 2019

As acções tiveram lugar em Luanda e no Cuanza Sul

A NCR Angola juntou-se este ano a um dos maiores movimentos globais de voluntariado, o Good Deeds Day (Dia das Boas Acções), que se realiza, a nível mundial, no dia 7 de Abril.

 

Mais do que um “Dia Internacional do Voluntariado”, o Dia das Boas Acções transformou-se num movimento global de promoção do voluntariado, que se realizou pela primeira vem em Angola e a NCR Angola juntou-se a esta causa.

 

De forma simultânea, no dia 7 de Abril, a NCR Angola levou a cabo 3 acções sociais em diferentes pontos do país. A NCR Angola em conjunto com a Federação dos Desportos Náuticos (FADEN), realizou duas sessões do Workshop de Internet, no ginásio do CLUBE NAVAL DE LUANDA, para todos os Atletas Federados da FADEN (entre os 10 e os 16 anos de idade).

 

O workshop digital, tem como objectivo o uso responsável da internet, a criação da sua própria conta de email, a utilização das redes sociais e para que servem, bem como promover a inclusão digital dos atletas.

 

As Boas Acções continuaram na Aldeia Cuerama, localizada no município da Quibala, província do Cuanza Sul. Dentro da sua política de Responsabilidade Social, a NCR tem desenvolvido o Projecto Cuerama, neste sentido realizou-se o Ciclo de Cinema para os 550 alunos da Escola Cuerama e seus familiares que tiveram a oportunidade de interagir com o mundo da fantasia!

 

Com o objectivo de apoiar as mulheres com deficiência, dar visibilidade a esta franja social, sensibilizar a população para a inclusão das pessoas com necessidades especiais e desenvolver uma sociedade mais integrada e justa, a NCR Angola realizou na marginal de Luanda, uma Caminhada Solidária com a Associação Angolana de Direitos e Inclusão das Mulheres com Deficiência – AADIMD. Participaram crianças, jovens e adultos com a mesma situação social.

 

No final da caminhada esteve uma tenda da NCR no recinto da Baía, onde estas pessoas tiveram a oportunidade para apresentar algumas das suas competências, como canto, recital de poesia, apresentação peças de vestuário, etc. A esta acção juntaram-se as cantoras Angolanas, Isidora Campos e Clara Monteiro em regime de voluntariado.

Também estiveram presentes representantes de Instituições Públicas:

  • Casa Civil: Sónia de Sá- Directora Inclusão Social - Jurista da Casa Civil; Dra. Fátima Viegas- Secretaria p/ os assuntos sociais do Presidente da República; Marinela Gamboa- Secretaria p/ os assntos sociais do Presidente da República; Ondina Inácio - Secretária p/os assuntos sociais do Presidente da República.
  • Grupo Parlamentar MPLA: o Presidente do Grupo parlamentar MPLA - Américo Cunonoca; a Assessora Principal do Grupo Parlamentar- Isabel Dinis.
  • Ministério da Acção Social: Michael Daniel – Director Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiente; da Associação  da Carreira da Mulher Jurídica a Dra. Solanje Machado - Presidente da Associação da carreira da Mulher Jurídica; a Dra. Flor Bela – Vice Provedora da Justiça.
  • Associação da Carreira da Mulher Jurídica: a Dra. Maiato - Associação da Carreira da Mulher Juridica; a Dra. Sónia de Sá - Associação da Carreira da Mulher Juridica; a Dra. Margarida  - Associação da Carreira da Mulher Juridica; a Dra. Mónica - Associação da Carreira da Mulher Jurídica; Drº Celso Rosa – Presidente do Conselho administrativo Unicargas.

Notícias recentes

Acção Sensibilização | Cidadão Digital com toda a Segurança

16 de Fevereiro, 2023
Participaram nesta acção 194 colaboradores dos diversos departamentos das empresas do grupo. Cidadania Digital faz parte dos diversos conceitos que surgiram como consequência do advento da internet, além das novas ferramentas digitais que fazem parte do quotidiano das pessoas. Na prática, a cidadania digital representa o uso de maneira responsável da tecnologia no mundo virtual. Estamos em pleno séc. XXI, por isso vale destacar que essa habilidade se faz necessária para proteger dados, filtrar a variedade de conteúdos disponíveis no ambiente virtual, bem como saber comportar-se online. Podemos dizer que a cidadania digital aplica-se a todo cidadão que possui acesso à internet de maneira apropriada e eficaz. Mesmo sendo considerado um tema importante, o conceito ainda não conta com a popularidade que merece, assim com o intuito de mudar este cenário, a responsabilidade social da NCR Angola em parceria com a ENSA e a The Bridge Global, proporcionam a todos os colaboradores do grupo, o ensino de cidadania digital no seu plano de trabalho, foram abordados alguns tópicos como segurança digital, assédio virtual (cyberbullying), uso adequado das redes sociais e outros temas estão sendo abordados, recomendações e explicações sobre cartões de débito multicaixa e PIN, Caixas automáticas e para que servem, terminal de pagamento automático, multicaixa express para que serve e como funciona, pagamentos online como fazer compras de produtos e ou serviços online usando o número de telefone ou o MCX Express. Esta acção pretende que os cidadãos / colaboradores tenham um futuro com segurança!

INCLUSÃO DIGITAL - Uma Nova Cultura na Educação | Scratch4Kids

15 de Fevereiro, 2023
Neste sentido, queremos alargar esta sensação para um Bem maior de cada um dos nossos colaboradores – os filhos dos colaboradores. O projecto Scratch4Kids, desenvolvido ao nível da Responsabilidade Social interna da NCR Angola, consiste no desenvolvimento de competências e Inteligência Digital que vai de encontro ao Core Business da NCR Angola e “quiçá” os futuros homens e mulheres a preencher os quadros da empresa, com competências mais desenvolvidas. Pretendemos dar a oportunidade para explorar conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, além de compreenderem o mundo à sua volta em situações de vida real para que a criança / jovem aprenda, estamos a “preparar2 o futuro. O programa Scratch4Kids, consiste na alfabetização digital. É um programa baseado numa plataforma lúdica de aprendizagem offline, que desenvolve e ensina habilidades de cidadania digital e competências tais como: liderança, privacidade, empatia digital e pensamento critico. O programa Scratch$kids, tem como objectivo, fazer a experiência e as soluções oferecidas pela tecnologia para atender às necessidades actuais na formação dos filhos dos colaboradores da NCR Angola. Desenvolver as habilidades para e com as crianças. Através destas acções pretende-se promover o desenvolvimento de habilidades de / e resolução de problemas, melhorar as habilidades de comunicação e aumentar a criatividade de forma a começarem a aprimorar as suas habilidades para resolver problemas. O programa, metodologicamente pretende tornar o complicado fácil e o que parece chato em divertido. Consiste numa abordagem lúdica e pautada para o desenvolvimento individual onde a linguagem é apresentada em blocos, quase como um puzzle para que os conceitos sejam percebidos e encadeados em sequência que envolve a programação. Exercícios interactivos, actividades guiadas, divertidas com ferramentas para incentivar a criatividades e os “quebra-cabeça” torna a programação mais divertida. Desenvolvimento de Soft Skills – através da aprendizagem por projectos, incentivar a criativade, resolver problemas, habilidades novas adquiridas por meio da experiência.

INCLUSÃO DIGITAL - Essencial para um futuro com igualdade

15 de Fevereiro, 2023
A inclusão digital visa que todas as pessoas contribuam e se beneficiem da economia e da sociedade digital. O pai da World Wide Web, dizia que a sua criação era para “todo o mundo”, para que esta verdade se concretize, procuramos criar sinergias e suprimir algumas dificuldades, tais como: acessibilidade, proporcionar acesso à internet para transmitir as competências digitais. Assim, enquadrado nos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, a responsabilidade social da NCR Angola de acordo com a orientação do Objectivo do Desenvolvimento Sustentável - ODS 10, prevê a redução das desigualdades, com base nestas directrizes pretende-se trabalhar em distintas vertentes tais como: Acesso às TIC (garantia de infraestruturas, preços acessíveis e facilidade de uso); Tecnologia de Assistência (facilitar o acesso às pessoas com mais dificuldade, de outro modo seria impossível); Alfabetização Digital (inclui formação em TIC, em educação básica e na aprendizagem continua das pessoas); Inclusão Social (foco nos sectores das pessoas mais desfavorecidas da sociedade, com programas específicos que os ajude a integrar no mundo digital); Benefícios da Inclusão Digital. O acesso ao conhecimento e ao uso das ferramentas tem influência positiva na vida das pessoas, no desenvolvimento das sociedades, no crescimento económico, bem como, no emponderamento das pessoas especialmente nas camadas mais desfavorecidas. Ser um cidadão digital, nos dias de hoje é quase um imperativo, porque o conhecimento proporciona mais oportunidades de trabalho, mais educação, mais rentabilização do tempo, mais acesso à informação, meia protecção aos perigos digitais e também mais criatividade.
copyright ncr angola 2024 todos os direitos reservados